LISA - Laboratório de Imagem e Som em Antropologia
 Usuário
 

   Home Page
   Consulta Acervo
BANCO DE DADOS
 


O Laboratório de Imagem e Som em Antropologia, ligado ao Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, foi inaugurado em Outubro de 1991. Desde então vem atuando como um centro básico de pesquisa e documentação no campo da Antropologia Visual e da Etnomusicologia, permitindo que docentes, alunos e pesquisadores produzam e utilizem em suas pesquisas registros de imagens e de sons.


Uma das propostas do Laboratório é também promover encontros de docentes e pesquisadores que trabalhem nas diferentes áreas da Antropologia: etnologia, antropologia rural, urbana, movimentos sociais e religiosos, relações interétnicas, etc. Para tanto, o Laboratório abriga um acervo de vídeos, imagens (entre fotos, cromos e chapas de vidro), e gravações de áudio (fitas cassetes, discos, DAT´s e CD's), além de documentos de referência, como livros, teses e catálogos. Os acervos de vídeo e fotografia foram catalogados e estão acessíveis para pesquisa através do banco de dados de imagem e som do LISA.


Desde 1995 abriga o GRAVI- Grupo de Antropologia Visual, coordenado pela Prof.ª a Sylvia Caiuby Novaes, reunindo pesquisadores dos vários níveis da carreira, de Iniciação Científica a pós doutorado em Antropologia, interessados num maior conhecimento desta área da Antropologia e nas possibilidades de análise e produção de imagens a partir de uma perspectiva interdisciplinar.